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O lead forneceu informações de contato, nome, email, por exemplo, em troca de um conteúdo relevante que a sua empresa ofereceu. Como esse lead demonstrou interesse no seu assunto com certeza ele quer saber mais, inclusive sobre o que você está vendendo, lógico que, em um momento adequado a isso.
Muitas empresas estão crescendo consideravelmente utilizando uma gestão de leads bem elaborada e automatizada com o Marketing Digital.
Esse lead torna-se qualificado à venda quando percebemos que o processo de compra atual não está mais tão atrelado ao impulso. Existe um ciclo reconhecidamente longo, mas eficaz que dever ser considerado: Tomar conhecimento do tema > Reconhecer a necessidade/problema > Demostrar interesse > Comparar e avaliar alternativas > Efetivar a compra.
Em todas as etapas atuais de compra, utilizando ferramentas do Inbound Marketing, é notório perceber que o cliente procura uma grande quantidade de informações antes de chegar à etapa final. Concluímos então que, quanto mais sua empresa ajudar esse lead com a produção de conteúdo relevante ao longo da jornada de compra, muito maiores são as chances do seu produto ou serviço ser o escolhido em meio à concorrência.
Branding potencializado com Inbound Marketing
O futuro do seu negócio está atrelado aos processos de branding – relacionamento da sua marca com o seu público – e à comunicação através do Inbound Marketing.
Hoje, é notório perceber que as comunicações estão voltadas cada vez mais para o ambiente digital. E isso garante às pequenas e médias empresas se destacarem nos seus mercados sem demandar grandes investimentos.
Dificilmente voltaremos à época do pouco acesso à informação ou aos conteúdos restritos a alguns veículos de comunicação. E, principalmente às interrupções de propaganda, sem permissão ou outbound marketing.
Hoje quem não conhece casos de sucesso como Tastemade, site de receitas que investindo apenas no marketing digital conseguiu uma legião de pessoas interessadas em seus produtos.
Como aproveitar esse novo processo de venda através da internet?
Utilizar a “jornada de compra” dividida em quatro etapas, pode e dever ser seu grande diferencial.
- – Aprendizado e descoberta
- – Reconhecimento do problema
- – Consideração da solução
- – Decisão de compra
Observe e analise os grandes cases de sucesso de hoje e perceba como eles utilizam a jornada de compra como diferencial de venda. E se você analisar o modelo anterior, perceberá que apenas as fases de aprendizado e descoberta eram levadas em consideração pelo marketing, as demais ficavam delegadas às vendas. Em síntese, a marca aparecia nas mídias tradicionais e os vendedores eram os responsáveis em guiar o restante do processo.
O Inbound Marketing é o grande responsável pela mudança no processo de venda. Estudos revelam que 60% da decisão de compra já está definida na mente do consumidor na finalização do negócio, pois o “lead” já está muito bem informado sobre o que quer, através das informações obtidas na internet.
É importante perceber que estar na internet de forma constante e estruturada ajudará o seu público a comprar o seu produto ou serviço. O processo de Inbound permite que você gere valor ao seu negócio com a presença online.
Para aumentar sus presença digital ajudando na sua jornada e compra sugerimos os 5 passos do Inbound Marketing:
1 – Atrair > Através de conteúdos relevante. SEO (Search Engine Optimization)
2 – Converter > Através de ofertas de conteúdos. Landing Pages. Promoções.
3 – Relacionar > Através de Email Marketing. Processos de Automação de Marketing.
4 – Vender > Quando o cliente está preparado para efetivar a compra, acionamos o processo de venda inteligente, pois está entendido o perfil e o interesse desse lead e sabemos que a venda vale a pena.
5 – Analisar > Avaliar sempre quais estratégias estão funcionando e corrigir/melhorar as que não estão.